QUIROPRAXIA

HÉRNIA DE DISCO

e

A Quiropraxia pode ajudar a tratar hérnia de disco?

Muitas pessoas têm medo de Quiropraxistas e é compreensível. Os “estalos” podem aparentar ser assustadores, e quando você já está com dor, a ideia de manipular seu corpo pode ser ainda mais assustadora. No entanto, antes de encerrar a possibilidade de procurar essa ajuda, continue essa leitura e descubra que a Quiropraxia pode ser sim uma ótima opção de tratamento, que pode inclusive ajudá-lo(a) a escapar de uma cirurgia.

 

O que é Hérnia de Disco?

Com exceção das duas primeiras vértebras no pescoço, existe um disco intervertebral entre cada vértebra da coluna vertebral. Os discos atuam como um amortecedor e distribuidor de choques, além de oferecer a flexibilidade.

Imagine se você pular para cima e para baixo. O que aconteceria com a pilha de vértebras ósseas que compõem a coluna sem o amortecimento e o suporte desses discos? Agora, mova as costas de um lado para o outro. Mais uma vez, você pode visualizar o dar e receber os discos entre as vértebras. Sem esses discos, sua coluna não funcionaria.

Seus discos são constituídos pelo anel fibroso (a camada externa resistente) e o núcleo pulposo (que contém um centro macio e semelhante à gelatina). Quando ocorrem rachaduras na camada externa do disco, o material dentro do disco pode começar a empurrar e sair do centro do disco, e é aí que começa a surgir a hérnia.

 

O que pode causar a hérnia de disco?

A vida cotidiana é agitada, cheia de estresses para o nosso corpo e com quase nenhuma dedicação para cuidar da saúde. Então, estresses como quedas, impacto, sedentarismo, sobrepeso, nervosismo e má postura, são alguns dos vários estresses que temos todos os dias, e que contribuem para o surgimento e agravamento dessa hérnia.

É difícil dizer o momento exato que uma hérnia inicia, pois nós utilizamos a coluna 24hrs por dia desde o dia do nosso nascimento. A hérnia pode ir piorando gradativamente no decorrer dos anos, e em vários casos, atividades de nenhuma importância como espirrar ou sair de um carro, pode desencadear o sintoma desse problema.

Quais sintomas ela causa?

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, algumas inclusive vivem anos com o problema sem sentir absolutamente nada. Mas listamos alguns sintomas comuns característico de quem tem hérnia de disco.

  • Dor - a gravidade e a localização da dor dependem de qual disco é herniado e do tamanho da hérnia

  • A dor pode se espalhar pelas nádegas, na parte de trás de uma coxa e na panturrilha

  • Dor nas pernas - Geralmente elas iniciam em uma das perna, e depois começar a irradiar para as duas

  • Dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas ou pés

  • Alterações intestinais ou da bexiga

  • Em casos graves, incapacidade de encontrar conforto, mesmo deitado

  • Incapacidade de endireitar totalmente o pescoço ou as costas

  • Dormência, formigamento ou fraqueza em um ou nos dois braços

 

Quiropraxia pode ajudar?

Sim. Na maioria dos casos, é possível obter alívio significativo com o tratamento Quiroprático. Em alguns casos o paciente precisará de um acompanhamento multidisciplinar com fisioterapeuta e educador físico, além de certos cuidados em casa.

É importante lembrar que nem todas as situações são as iguais e, de fato, alguns requerem um tratamento mais agressivo ou procedimentos cirúrgicos. Nossos Quiropraxistas são treinados para reconhecer seus limites, e encaminhar o paciente para outros especialistas se for necessário.

Em um estudo do Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, 27 pacientes que apresentaram hérnias discais documentadas e sintomáticas na coluna cervical ou lombar, foram avaliados antes e depois de um curso de tratamento com Quiropraxia, fisioterapia e exercícios de reabilitação. Os resultados foram medidos com exames de ressonância magnética antes e após, bem como avaliações subjetivas da dor.

O resultado foi esse:

  • 80% dos pacientes relataram que sua dor diminuiu para menos de 2 em uma escala de dor de 0 a 10, sendo 10 o nível mais alto possível de dor. 

  • 63% dos exames de ressonância magnética confirmaram uma redução no tamanho ou uma reabsorção completa do material do disco herniado. 

  • 78% dos pacientes no estudo que estavam anteriormente desempregados devido à dor conseguiram retornar ao trabalho.

 

Embora a condição específica de todos possa ser diferente, este estudo mostra que o tratamento Quiroprático é seguro e benéfico para a redução da dor na maioria das pessoas que procuram atendimento.

Está esperando o que? Agende agora mesmo uma avaliação Quiroprática para entender a fundo como a Quiropraxia, através da homeostase (capacidade natural do corpo se curar), pode ajudar na melhora desses quadros.