QUIROPRAXIA

CONSCIÊNCIA CORPORAL

e

QUAL A INFLUÊNCIA DA POSTURA CORRETA NA SAÚDE?

 

Você já parou pra pensar em como anda a sua postura?

Na forma como se senta na frente do computador?

Ou em como se mantém de pé enquanto espera o ônibus?

E até mesmo como carrega aquela sacola pesada?

E qual a influência da postura correta na sua saúde e bem-estar?

Vivemos em uma correria tão grande, na era do “tudo pra ontem” que fazemos praticamente tudo no modo automático. E se não temos consciência do modo em que fazemos as coisas, que dirá as consequências desses atos “involuntários”.

Aproveite esse minuto em que parou para ler esse texto e preste atenção na sua postura: Você está bem posicionado? Você considera essa postura saudável pra você? E ainda, você saberia se corrigir caso fosse necessário? Você sabe o impacto dessa postura na sua saúde?

Se a resposta pra qualquer uma dessas perguntas for não, esse texto foi feito pra você!

 

A coluna vertebral: a base do nosso corpo.

A coluna vertebral consiste em conjunto de ossos denominados vértebras, que vão desde a cervical (pescoço) até o cóccix. A coluna vertebral humana possui uma série de curvaturas normais que contribuem para uma postura “ideal” do indivíduo no espaço.

 

Essas curvaturas não são fixas e mudam de formato durante os movimentos e ajustes de postura. Quando essas curvaturas se encontram alteradas podem aumentar o estresse sobre os músculos, ligamentos, ossos e outras estruturas do nosso corpo. Além disso, posturas extremas, principalmente se prolongadas, podem levar a compensações, alterações estruturais e desequilíbrios musculares, podendo ser acompanhadas de dor.

 

 A coluna vertebral e a relação com o corpo em geral.  

A boa estabilidade do tronco é essencial para o movimento dos membros superiores e inferiores por ser capaz de influenciar na manutenção da posição ideal, garantindo um adequado trabalho de outras estruturas (Exemplo: a má posição da região torácica pode levar a um encurtamento ou aumento de tensão no músculo peitoral menor, que por sua vez pode contribuir para o surgimento de dor no ombro – a síndrome do impacto). E ainda pela capacidade de transmitir força de uma região pra outra através de tecidos como músculos e fáscias. Uma outra consequência da postura inadequada pode estar relacionada aos órgãos internos. Uma cifose torácica aumentada (“corcunda”) pode, por exemplo, reduzir o espaço para os pulmões se expandirem, causando dificuldade respiratória.

 

O que é necessário para uma boa postura?

É muito comum ao tentarmos adequar nossa postura, sentirmos algum incômodo em alguma região. Isso porque nosso corpo, principalmente nossa musculatura, não está preparada ou acostumada a trabalhar em uma nova posição. Uma boa postura pode ser adquirida através da combinação de consciência corporal, fortalecimento e alongamento da musculatura adequada e mobilidade dos seguimentos.

 

Como a Quiropraxia pode me ajudar?

Muitas vezes com os ajustes Quiropraticos, o organismo automaticamente começa a voltar para o seu eixo normal. E aqui na Quiromed, nossos Quiropraxistas, a cada consulta, vão passar uma dica postural para te ajudar a manter a coluna alinha no seu dia-a-dia, que inclui: Posição para dormir, como usar o celular, postura para lavar louça, e várias outras.

Então não perca tempo. Agende agora mesmo a sua avaliação.

Você merece uma Coluna Saudável!